Gerenciamento de ativos de TI (ITAM) e desempenho empresarial

Gerenciamento de ativos de TI (ITAM) e desempenho empresarial

cb4f36aea13905992a74ff9e3381b435-9 Gerenciamento de ativos de TI (ITAM) e desempenho empresarial

Gerenciamento de ativos de TI é o conjunto de práticas de negócios que associam práticas financeiras, contratuais e inventário. Para muitas empresas esse conjunto é relegado a segundo plano, sendo considerado apenas por departamentos de contabilidade para atender a legislação vigente.

A adoção destas práticas é muito mais importante do que parece. Um bom inventário de ativos de hardware e software permite às empresas além de controlar os investimentos realizados, mas também obter um panorama do seu ambiente de TI, quanto ao desempenho que estes ativos entregam aos seus colaboradores e também à segurança do ambiente de TI.

Gerenciamento de ativos de TI requer um bom inventário a empresa consegue diagnosticar a idade média dos computadores e adequar a uma política de aquisição de ativos. Algumas empresas têm um ciclo de renovação tecnológica mais rápida (3 anos) outras têm um perfil médio (5 anos) e outras lento (7 anos em diante).

A lógica é muito simples. Um computador com mais de 5 anos apresenta um maior risco de mau funcionamento ou falhas. Este ativo inoperante pode causar perda de performance por parte dos colaboradores e a consequente perda de agilidade e produtividade em atender as necessidades dos negócios, principalmente quando afeta os clientes.

Boas práticas de Gerenciamento de ativos de TI em ambientes de alta performance empresarial

Existe a prática de aquisição de ativos com garantia do fabricante. Muitas empresas optam por não renovar a garantia após um período (1 ou 3 anos) conforme política interna e assume o risco de interrupções por incidentes inesperados. Muitas empresas podem seguir com o risco mas a recomendação é que se estabeleça uma política em que o ativo será considerado descarte.

Muitos empresários são resistentes a esse tipo de política pois esta representa a compra programada de ativos. Essa compra programada é melhor para um ambiente bem gerenciado, pois os colaboradores, coordenadores, gerentes de TI ou de outros departamentos não precisam seguir um workflow de compras e suas devidas aprovações, pois os ativos já serão trocados antes mesmo de apresentarem maiores problemas.

Um exemplo bem simples e de menor quantidade apenas para elucidar a questão: empresa com 60 computadores. Se a empresa comprar um por mês deverá trocar 12 por ano, ou seja, demorará 5 anos para trocar o parque. Mesmo que um computador não apresente defeito em 5 ou 7 anos, o desempenho ficará muito abaixo do desejado, pois os softwares sempre evoluem, e a agilidade dos colaboradores será afetada.

O primeiro passo fundamental para um bom gerenciamento de ativos é a adoção de um software de inventário. Ele fará a varredura da rede de TI e apontará todos os ativos conectados. Com esse inventário o gerenciamento poderá avaliar tempo de uso, configuração, versões de softwares e principalmente a existência de políticas de segurança ou softwares ilegais.

Esse gerenciamento pode ser feito de maneira bem simples por empresas de todos os portes. Sejam pequenas, médias ou grandes empresas.

Conte com a Evolin para avaliar seu gerenciamento de ativos de TI e adotar as melhores práticas para que seu negócio não perca performance.

Evolin

Evolin Tecnologia é uma empresa inovadora com profissionais com mais de 15 anos de experiência como gestores, consultores ou prestadores de serviços especialistas, sempre atentos ao que o mercado tem de melhor para seus clientes.

Os comentários estão fechados.

Copyright© 2020. Todos os direitos reservados.