Falha de segurança no WinRAR há 19 anos

Falha de segurança no WinRAR há 19 anos

Pesquisadores da empresa CheckPoint identificam falha em popular programa compactador de arquivos na plataforma Microsoft Windows. Segundos dados no site do próprio WinRAR são mais de 500 milhões de usuários do programa.

O WinRAR é muito popular entre usuários da plataforma Windows / PC pois no passado, primórdios de Internet e até mesmo antes, em tempos de BBS, meados da década de 90, quando as conexões eram lentas e havia necessidade de compactar arquivos. Nas plataformas Linux era comum a utilização de arquivos no formato ARJ ou ZIP. No Windows o programa mais popular era o WinZip.

O WinRAR foi um competidor do WinZip e começou no mundo dos nerds da TI pois ele apresentava taxas de compactação melhores, para os arquivos utilizando o formato RAR. Do mundo Nerd aos usuários comuns o WinRAR foi sendo difundido pois toda vez que um suporte técnico atendia um chamado para descompactar um arquivo RAR ou ZIP ele instalava o WinRAR.

Localizando a falha em uma DLL compilada em 2006 a CheckPoint conseguiu demonstrar a grave falha de segurança. Detalhes extremamente técnicos sobre a pesquisa e identificação da falha podem ser encontrados aqui no site da CheckPoint.

Segundo a desenvolvedora do WinRAR a partir da versão 5.70 a DLL com problema não será mais utilizada. Um grande favor que os técnicos de suporte podem fazer aos usuários de computadores é ensinar a utilizar o recurso interno do próprio Windows para compactar e descompactar arquivos compactados no formato ZIP, que representam a quase totalidade de arquivos compactados. Assim os RAR podem ser tratados como exceção e atendidos pontualmente pelos departamentos de TI das empresas ou pelas empresas terceirizadas, sem a necessidade de se instalar um programa que raramente é utilizado

Também fica demonstrado a importância de utilização de antivírus e firewall de nova geração para proteger usuários e ambientes de TI de pequenas, médias e grandes empresas. A segurança digital exige uma proteção completa com diversas ferramentas.

Evolin

Evolin Tecnologia é uma empresa inovadora com profissionais com mais de 15 anos de experiência como gestores, consultores ou prestadores de serviços especialistas, sempre atentos ao que o mercado tem de melhor para seus clientes.

Os comentários estão fechados.

Copyright© 2020. Todos os direitos reservados.